Olimpíadas

O Colégio Master abrindo espaço para os alunos desenvolverem suas potencialidades. Para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Colégio Master oferece preparação para as principais Olimpíadas regionais e nacionais, abrindo espaço para que eles desenvolvam suas potencialidades.

Contatos:
Telefone: (85) 4011.1218
E-mail: olimpiadas@colmaster.com.br

OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA): Realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e por FURNAS Centrais Elétricas S/A entre alunos de todas as séries do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Site: www.oba.org.br

OBI - Olimpíada Brasileira de Informática

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação que tem por objetivos:

- Estimular o interesse pela Computação e pela Ciência em geral;
- Promover a introdução de disciplinas de técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental;
- Proporcionar novos desafios aos estudantes;
- Aproximar a universidade dos ensinos médio e fundamental;
- Identificar os grandes talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e encaminhá-los para as carreiras acadêmica, científica e tecnológica.

Site: http://www.sbc.org.br/olimpiada

OBM - Olimpíada Brasileira de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição para os estudantes dos Ensinos Fundamentais (a partir do 6º ano), Médio e Universitário das instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

A OBM é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Sua coordenação fica a cargo da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM. É atribuição dessa comissão a preparação das provas e soluções das provas da OBM, bem como definir critérios de correção e de premiação.

Em 2017, a OBM mudou de formato. No nível universitário ela continua a ser compsta de duas fases, mas conta com a inscrição individual por parte do estudante de graduação. Já nos níveis 1, 2 e 3, a OBM é composta de uma única fase, realizada sempre no segundo semestre, apenas para estudantes convidados.

São objetivos da OBM:
- Interferir decisivamente em prol da melhoria do ensino de Matemática no Brasil, estimulando alunos e professores a um aprimoramento maior propiciado pela participação em olimpíadas.
- Descobrir jovens com talento matemático excepcional e colocá-los em contato com matemáticos profissionais e instituições de pesquisa de alto nível, propiciando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa.
- Selecionar os estudantes que representarão o Brasil em competições internacionais de Matemática a partir do seu desempenho na OBM, realizando o seu devido treinamento.
- Apoiar as competições regionais de Matemática em todo o Brasil.
- Organizar as diversas competiçoes internacionais de Matemática, quando realizadas no Brasil.

Link do site: www.obm.org.br

Canguru

Outro concurso na área de matemática é promovido pela Associação Canguru sem Fronteiras, que é uma associação de caráter internacional que junta personalidades do mundo da matemática de diversos países. O seu objetivo é promover a divulgação da matemática elementar por todos os meios ao seu alcance e, em particular, pela organização de um concurso que terá lugar no mesmo dia em todos os países participantes. Pretende-se, assim, estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras atividades, tais como olimpíadas. Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Site: http://www.mat.uc.pt/canguru

OBF - Olimpíada Brasileira de Física

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com os seguintes objetivos:
- Despertar e estimular o interesse pela Física;
- Proporcionar desafios aos estudantes;
- Aproximar a universidade do ensino médio;
- Identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

A Olimpíada Internacional de Física (OIF): Os 40 estudantes da 1ª série com melhor desempenho na 3ª fase da OBF e que atendam ao limite de idade, exigido pelo Comitê da International Physics Olympiad (IPhO) e da Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF), serão convidados a participar do processo de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF)

Site: www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas

OBQ - Olimpíada Brasileira de Química

A Olimpíada Brasileira de Química – OBQ, é uma promoção da Universidade Federal do Ceará – UFC, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, por meio de suas Pro-reitorias de Extensão, e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP, realizada pela Associação Brasileira de Química – ABQ.

A OBQ destina-se a estudantes do ensino médio, de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Brasil . Os participantes são divididos em dois grupos: Grupo A – alunos do 2º. ano do ensino médio ou séries anteriores; Grupo B – alunos do último ano do ensino médio ou tecnológico.

A Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQjr) é uma atividade realizada anualmente pela FUNCAP – Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, UFPI e pela Associação Brasileira de Química (ABQ), direcionada para estudantes matriculados na 8ª ou 9ª séries do ensino fundamental de escolas brasileiras situadas no território nacional. A OBQjr tem por objetivo estimular o interesse dos jovens pelas Ciências da natureza, de modo especial a química, contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talento e aptidão para as ciências.

OBR - Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui diversas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente (tradicionalmente no segundo semestre), a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

Site: http://www.obr.org.br

ONHB - Olimpíada Nacional em História no Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. Os participantesdevem se organizar em equipes compostas por três estudantes regularmente matriculados no oitavo e nono anos do ensino fundamental ou no ensino médio, orientados por um professor de História.

Inserir o link do site: www.olimpiadadehistoria.com.br

OBB - Olimpíada Brasileira de Biologia

A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) é organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), como o apoio do MCT, MEC, da UFRJ, Conselho Federal de Biologia (CRBio2) e inúmeros parceiros.

Tendo como objetivos:
- Estimular o interesse do estudante na Biologia por meio de soluções criativas aos problemas apresentados;
- Aproximar a universidade ao ensino médio, diminuindo o tempo de defasagem entre as inovações científico-tecnológicas e sua divulgação ao estudante de nível médio;
- Permitir que o estudante descubra a capacidade de crescimento intelectual, econômico e social;
- Promover intercâmbio de idéias e de experiências em salas de aula no território brasileiro e em eventos internacionais;
- Estabelecer relações amistosas entre os jovens de diferentes países, fomentando a cooperação entre os povos.

Site: www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br

OCM - Olimpíada Cearense de Matemática

site: http://www.mat.ufc.br/ocm

Maratona Cearense de Química

Promovido pela Associação Brasileira de Química - Regional Ceará, o evento é voltado aos estudantes do oitavo e nono anos do ensino fundamental ou no ensino médio que estejam iniciando suas atividades na área de química.

Inserir link do site: http://www.abq.org.br/ce

TOP